sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cultura Ideológica




A palavra ideologia tem diferentes significados, no sentido neutro, que é adotado pelo senso comum, ela é um conjunto de ideias de uma pessoa ou um grupo em relação a sociedade, pensamentos, política e etc; já para escritores como Karl Marx a ideologia é definida como instrumento de persuasão de um povo através da não exposição dos verdadeiros motivos ou fatos oque causa alienação. E é a esta última definição a que o post é voltado.
A ideologia está totalmente infiltrada na sociedade, e divide-a entre os que “pensam” e os que são alienados. Os que “pensam”são definidos como não alienados, ou seja, conhecem todas as tramas de pensamentos ideológicos que os  procura persuadir e não permite que elas a influenciem. Já os alienados não conhecem a ideologia e são influenciados pelos meios de comunicação de massa, pelo governo, escolas, entre outros.
Elementos como a música, jornais, sites são responsáveis pela desinformação, pois mascaram, escondem, distorcem informações, além de desviar a atenção para assuntos banais a fim de incentivar a população a estagnação do pensamento. Letras musicais, programas e livros com informações de fácil absorção são incentivadores a acomodação dos alienados o que torna mais fácil o trabalho da ideologia. Esse sucesso repentino das séries teens, de músicas que tratam de assuntos banais, entre mais alguns recursos fazem parte da ideologia que alimentaa massa brasileira.
Contudo, isso se resume na cultura ideológica, onde alguns alienam e outros são alienados. Os alienadores são geralmente incentivados por fatores econômicos, pela a busca de poder, pela politica e etc. Essa cultura está intimamente ligada a cultura de mercado pois também é muito voltada ao lucro.

Um comentário:

  1. Entao o leitor desse texto ao buscar o que é alienação estaria sendo alienado pelo autor?

    ResponderExcluir