sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cultura e sociedade


Podemos definir cultura como sendo um conjunto de características humanas adquiridas pela convivência com determinado grupo de pessoas,que se preservam ou se aprimoram com o passar do tempo entre os indivíduos.
Desde já é necessário desmistificar a ideia de que cultura está associada à natureza ou constituição biológica, uma vez que, estas não são determinantes nas diferenças culturais. O comportamento do indivíduo é resultado de um aprendizado, que lhe foi passado pelas pessoas com quem convive, ou seja, o que define o modo de vida de uma pessoa é a educação que recebe.
Ao falar em cultura devemos salientaro etnocentrismo queé uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.  Ou melhor, temos dificuldade de aceitar culturas diferentes, pois estamos adaptados com um padrão de vida e muitas vezes isso gera um medo ou até uma hostilidade para com o que é novo.
A cultura pode ser classificada em Material ou imaterial, real ou ideal. Cultura material consiste em coisas materiais aqueles que podemos ver e tocar tais como instrumentos, artefatos; abrange produtos concretos, construções, etc. Já a cultura imaterial refere-se a elementos intangíveis da cultura, que não têm substância material. Entre eles encontram-se crenças, conhecimentos, hábitos, valores e etc. Cultura real é aquela em quetodos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas. Já acultura ideal é um conjunto de comportamentos expressos verbalmente como bons, para o grupo, mas nem sempre são frequentemente praticados.

2 comentários:

  1. Prezadas,
    Meu nome é Fabiana e trabalho para Editora Moderna. Por favor, entrem em contato comigo pois temos interesse em usar este texto em um de nossos livros.
    Atenciosamente,
    Fabiana
    flopes@moderna.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prezadas,
    Meu nome é Fabiana e trabalho para Editora Moderna. Por favor, entrem em contato comigo pois temos interesse em usar este texto em um de nossos livros.
    Atenciosamente,
    Fabiana
    flopes@moderna.com.br

    ResponderExcluir